Olá, tudo bem? É com imenso prazer que me apresento: meu nome é Cristiane Schwartz, sou Árbitra e Mediadora profissional, fundadora da Câmara Concilia. Entretanto, antes de estudar e me especializar arduamente para atuar nessa belíssima profissão e trazer à vida uma das mais respeitadas Câmaras de Conciliação e Arbitragem de São Paulo, por muitos anos atuei na iniciativa privada em cargos de Direção e de Chefia e, por isso, sei o quanto é difícil, trabalhoso, burocrático e, principalmente, custoso quando a empresa precisa recorrer ao poder judiciário, seja como autora ou ré, qualquer que seja o processo, especialmente os de natureza trabalhista.
Como gestora, sempre questionei; Por que o Estado tem de interferir naquilo que podemos resolver melhor e mais rápido? Todos sabem o quão sobrecarregado o Poder Judiciário é. Medidas simples custam muito, demoram vários anos para serem solucionadas, e conflitos nascidos pequenos se tornam verdadeiros martírios. A justiça tardia não é Justiça.
Desde meus tempos de Administradora em Empresas, enxergava na Arbitragem e Mediação um caminho inteligente para resolução de conflitos. Foram muitas centenas de rescisões de contratos de trabalho e diversos outros casos solucionados através desse procedimento. Fiquei muito satisfeita com os resultados, mas vi que era possível melhorar a técnica, o espaço, as ferramentas, trazer MODERNIDADE e PROXIMIDADE com os atendidos. Vislumbrei uma importante oportunidade de verdadeiramente auxiliar empresas e pessoas. Havia um questionamento motivador em meu Coração: E se houvesse um modo de resolução de conflitos que atenda todas as partes de forma ágil, equilibrada, moderna, eficiente, justa, legal e com a mesma força impositiva de uma decisão judicial? ESSE MEIO AGORA EXISTE. SEU NOME? CÂMARA CONCILIA.
A Câmara Concilia é uma entidade especializada em métodos extrajudiciais de solução de controvérsias. Foi criada nos termos da lei 9.307/96, a qual afirma que a sentença arbitral produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentença proferida pelos órgãos do Poder Judiciário e, sendo condenatória, constitui título executivo. Ou seja, as partes têm acesso à força impositiva do Estado, mas sem a sua morosidade e altos custos!
A legislação trabalhista, por exemplo, é extremamente protecionista e assegura ao trabalhador uma série de direitos. O que muitos não sabem é que muitos direitos trabalhistas são considerados disponíveis pela doutrina especializada e pelo próprio poder judiciário e podem ser resolvidos em procedimento arbitral. Imagine resolver todas as questões que envolvam demissão, rescisão de contrato de trabalho, etc, sem necessidade de envolver sindicatos, homologações e tudo o que impede um acordo entre a sua empresa e o empregado!
Imagine poder parcelar as verbas rescisórias e, ainda assim, seu colaborador desligado poder sacar o FGTS e liberar o seguro desemprego! Isso, sim, reduz o custo da empresa, facilita os processos e diminui drasticamente o número de ações trabalhistas!
Toda atuação da Câmara Concilia é pautada na estrita legalidade, com árbitro especializado para a causa, e conduzida de forma imparcial, equânime e eficiente. A Câmara Concilia possui departamento legal com advogados especializados na esfera trabalhista e também setor contábil anexo de forma a amparar, conferir e assessorar as partes em todas as decisões que envolvam cálculos e atualizações. Segurança jurídica, legalidade e transparência para a empresa e para o empregado. Aqui no site da Câmara Concilia você ficará por dentro de tudo o que diz respeito à Mediação e Arbitragem e conhecerá um pouco da história de nossa Câmara e dos profissionais que a fazem acontecer todos os dias, além de poder ter contato com relatos de casos e entrevistas com empresas e clientes que optaram pela legalidade, agilidade e competência da Câmara Concilia.
Seja muito bem vindo!
