Precisamos nos modernizar, precisamos ter direitos iguais, precisamos ser representados por entidades dignas, precisamos de reformas sim, podemos pensar que a nova Reforma Trabalhista seja o primeiro passo, ou fechar os olhos e continuarmos a ser tratados como incapazes e receber migalhas do Governo.
Vejam…
O mercado de trabalho brasileiro mudou muito desde 1943, período que foi sancionado as Leis do Trabalho (CLT).
A falta de respostas na legislação para as demandas modernas resultou em uma avalanche de processos trabalhistas, o Brasil é líder mundial, em 2016, foram mais de 3 milhões de novas ações. Somos conhecidos pelo gigantesco número de sindicatos, com mais de 16.500 entidades, que faturam anualmente R$ 3,5 bilhões. Isto está certo? Não, não está.
Em minha opinião é necessário uma REFORMA SINDICAL, entidades que realmente ofereçam representatividade as classes, o que hoje não acontece. O Sindicato se instala e recebe a contribuição, sem atender a real necessidade dos representados, alguém pode me explicar por que existem mais de 16.500 sindicatos? Não há motivo, a não ser pelo faturamento, sim, faturamento, pois existem apenas para receber, isso é SURREAL.
É necessária também uma REFORMA FISCAL. Em uma relação de emprego, a grande questão do custo do empregado é em razão dos tributos.
A questão não é tão simples, como combinar entre empregador e empregado que ele pode fazer 30 minutos de refeição para sair mais cedo, existem muito mais coisas para resolvermos.
Por isso, tenho afirmado sempre, nós da Câmara Concilia, temos sucesso em nossos acordos, temos o olhar com amplitude, procuramos o bem estar das partes, solução dentro das Leis que regem a CLT, mas não esquecemos que tudo é possível quando a vontade e possibilidade.
Pensem, porque a Câmara Concilia consegue resolver questões muitas vezes difíceis? Por eficiência sem dúvida, mas também por essa situação caótica que vivemos, onde os interesses estão acima do bem estar do povo brasileiro.
