Hoje quero abordar um assunto, pouco agradável, “A DEMISSÃO”

É fato que a demissão faz parte de qualquer corporação, sejam quais forem os motivos, as pessoas ingressam e saem das empresas, são demitidas ou pedem demissão.

Quando se fala em gestão de pessoas é comum pensar apenas nas contratações, treinamentos, bem estar, técnicas de bom relacionamento e tantos outros temas.

Mas e o processo inverso? E a demissão? Há de se pensar no momento do desligamento de um colaborador, mesmo quando se tem condição financeira. Estamos falando do momento de corte, ruptura, situação fora da zona de conforto.

As empresas precisam agir para minimizar o impacto. É primordial ter atenção a esse momento desgastante para o empregador e empregado.

No entanto, quando a situação financeira da empresa está difícil, esse momento passa a ser um drama. A empresa precisa desligar um ou mais funcionários, mas não tem condições de pagar as verbas rescisórias, por vezes está com FGTS pendente e o colaborador passa também a vivenciar o problema, pois entende que a situação está complicada, sabe que hora ou outra poderá ser demitido e também sabe que terá dificuldade em receber seus direitos.

Desse momento em diante iniciam-se dissabores de um lado e de outro, o foco passa ser a “Demissão”, tudo fica na órbita desse processo. Os negócios, resultados, trabalho, tudo fica em segundo plano.

Como mencionado no post anterior a Guerra se instaura. Em momentos como esse, as companhias precisam refletir e tomar atitudes rápidas e eficazes, para que essa situação não tome um caminho sofrido com intensidade maior que ela já tem.

A Câmara Concilia tem contratos celebrados com empresas que já compreenderam que é necessário planejar, modernizar, equilibrar o momento de encerramento com seus colaboradores.

A Câmara Concilia faz a homologação de maneira rápida, objetiva, eficaz, sem ganhadores ou perdedores, faz com que as pessoas se entendam e saiam satisfeitas nessa hora difícil.

Toda e qualquer empresa precisa conhecer as ferramentas de Conciliação, Mediação e Arbitragem, por isso tenho escrito algumas coisas sobre esse assunto, afinal vivenciei os problemas de relação entre empresas, colaboradores, dificuldades financeiras.

Cada dia que passa e me envolvo com as relações trabalhistas das empresas que contratam a Concilia, tenho certeza que o caminho que oferecemos é sem dúvida um caminho de sucesso para todas as partes.

Até a próxima!